Aqui são disponibilizadas respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos estudantes, tutores e professores. Recomendamos que você acesse esta página com regularidade, pois ela será constantemente atualizada. Esse conteúdo é específico para o curso de Gestão de Acervos.
Documentos
1) Como posso solicitar declaração de matrícula?
Acessando a central de atendimento . É importante informar seu nome completo e CPF. As declarações de matrícula serão emitidas apenas após 3 semanas transcorridas a partir do início do curso.
2) Como poderei retirar os documentos solicitados?
Você poderá buscar os documentos na Fundaj ou solicitar o envio por e-mail (nesse caso, o documento será digitalizado).
3) É possível enviar os documentos solicitados pelos Correios?
Não.
4) Qual meu número de matrícula?
O número de matrícula é o seu CPF.
Módulos presenciais
1) Quantos módulos presenciais teremos ao longo do curso?
Apenas um, no entanto os alunos serão divididos em dois grupos. Cada grupo participará do evento em uma data diferente.
2) A participação no módulo presencial é obrigatória?
Sim.
3) Qual a data do módulo presencial?
Os alunos serão divididos em dois grupos. O primeiro grupo participará do encontro no dia 25 de janeiro de 2016 e o segundo grupo no dia 26 de janeiro de 2016.
4) Como saberei qual a data do meu encontro?
Acessando a planilha disponível aqui.
5) Qual o horário do módulo presencial?
Reserve o dia todo na sua agenda, das 8h às 18h.
6) Onde será realizado o módulo presencial?
Na Fundação Joaquim Nabuco, Campus Gilberto Freyre, Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife-PE.
7) É possível mudar de município para o qual fui designado(a) a participar do módulo presencial?
Não.
8) É possível mudar de data para a qual fui designado(a) a participar do módulo presencial?
Não.
9) De quem é a responsabilidade de arcar com eventuais despesas para participação no módulo presencial?
Do estudante.
Horário das aulas
1) Quais os horários das aulas a distância?
Não existe um horário pré-definido. O AVA estará disponível todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. O estudante deverá estar atento ao cronograma de entrega das atividades, que está detalhado no guia de estudos de cada módulo. É importante esclarecer que o curso será ofertado na modalidade de ensino a distância, com apenas um encontro presencial ao final do curso.
2) Quantas horas semanais deverei dedicar aos estudos?
Recomendamos, no mínimo, 8 horas semanais.
Acesso aos módulos
1) Como posso saber as datas de início e término de cada módulo?
Acessando o calendário disponível na área Saiba mais sobre o curso.
2) Quando clico em um módulo, recebo a informação de que ele não está disponível. Porém, eu acessava outros módulos normalmente. O que está havendo?
O acesso aos módulos vai sendo liberado de acordo com a data de início de cada módulo, informado no calendário do curso, disponível na área Saiba mais sobre o curso . Depois que o módulo encerrar, o material didático permanecerá disponível e você poderá acessá-lo sempre que quiser. No entanto, as atividades deverão ser feitas no prazo estabelecido no guia de estudos de cada módulo. Atenção! Também é importante que você observe se está acessando o curso Gestão de Acervos, pois é nele que você está matriculado(a).
3) Há momentos que eu clico em algum módulo do curso e diz que eu não estou matriculado(a). O que acontece?
Provavelmente, você está tentando acessar os conteúdos de outro curso. Você tem acesso apenas ao curso
Gestão de Acervos.
Prazo para entrega das atividades
1) Como saberei a data-limite para a entrega das atividades dos módulos?
Lendo o guia de estudos de cada módulo disponível na área de informações gerais da página de cada módulo no AVA.
2) O que acontecerá se eu entregar alguma atividade fora do prazo estabelecido, ou seja, no período de reposição?
Haverá redução da nota máxima. Ao invés de a nota máxima ser 10,0 (dez), será 7,0 (sete). Portanto, evite fazer atividades no período de reposição.
3) É possível entregar atividades após o período de reposição?
Não. Se isso acontecer, mesmo que você envie, a atividade não será avaliada. Ou seja, sua nota será zero.
Notas e médias
1) Fiz as atividades de determinado módulo no período de reposição. Acertei tudo e tirei 7,0 (sete). Por quê?
Atividades feitas no período de reposição têm nota máxima 7,0 (sete). Portanto, evite desenvolver atividades no período de reposição.
2) Por que tirei dez em todas as atividades feitas no AVA e fiquei com média 6,0?
As atividades feitas no AVA durante o desenvolvimento dos módulos valem 60% da nota global do módulo. Portanto, se você tiver tirado dez, até que aconteça a prova, sua média será 6,0. Os outros 40% representam a nota da prova, que será feita durante o módulo presencial. Atenção! Na composição das notas que valerão os 60%, deve ser considerada a porcentagem (o quanto vale) de cada atividade realizada. Essa informação está disponível no guia de estudos dos módulos. Portanto, cada atividade feita no AVA também tem um peso específico na composição da nota. Atente para isso!
3) Existe alguma maneira de eu melhorar meu desempenho nas atividades formativas, ou seja, aquelas feitas durante a execução dos módulos?
Sim. Quando as atividades forem objetivas, você terá 3 (três) tentativas. Portanto, verifique seu desempenho assim que concluir a atividade e, se for o caso, use as outras duas tentativas antes do encerramento do módulo. Se forem atividades subjetivas, fique atento(a) aos comentários do(a)tutor(a), pois ele(a) poderá lhe indicar pontos de melhoria e, se você os fizer, sua avaliação poderá ser melhor. Lembre-se, também, de que a interação com os demais colegas e com o(a) tutor(a) nos fóruns temáticos é considerada na avaliação.
4) Discordei da avaliação que recebi em uma atividade formativa (feita durante o período de realização de um módulo). O que devo fazer?
Qualquer questionamento em relação à nota de avaliações formativas deverá ser encaminhado ao(à) tutor(a) em até 10 (dez) dias após o encerramento do módulo (ou seja, após o encerramento do período de reposição). Encerrado esse prazo, não haverá qualquer tipo de revisão.
5) O que é esta atividade “prova”?
A prova é uma atividade que acontecerá durante o módulo presencial. Na prova, poderão ser cobrados todos os conteúdos trabalhados nos módulos e classificados como obrigatórios. Só não será incluída na prova a disciplina Introdução à Educação a Distância e ao AVA.
6) Qual conteúdo devo estudar para a prova presencial?
Todos os materiais didáticos disponibilizados no AVA e classificados como obrigatórios.
7) Posso solicitar revisão de prova (atividade somativa)?
Sim. O prazo para solicitar revisão de prova será de até 48 horas após a publicação da nota da prova no AVA. Isso deverá ser feito por meio de um formulário eletrônico que será disponibilizado no AVA. É importante esclarecer que a revisão de prova será feita exclusivamente por dois professores indicados pela coordenação do curso, ou seja, o aluno não participará da revisão. O aluno será comunicado, por mensagem privada enviada pelo AVA, sobre o resultado da revisão.
Tutoria
1) Quem é o(a) tutor(a)? Como saber quem é o meu(minha) tutor(a)? Posso ter um(a) tutor(a) particular?
O(a) tutor(a) é quem acompanha seus estudos, esclarece suas dúvidas, corrige suas atividades e o orienta por meio do AVA. Você pode saber quem é seu(sua) tutor(a) consultando a lista de participantes do AVA (clique em papel atual e escolha tutor). Você não terá um tutor particular. O tutor orienta grupos de, no máximo, 40 alunos.
2) Qual o prazo que os tutores têm para atribuir notas às atividades didáticas?
O prazo é de uma semana, contado a partir do dia posterior à data-limite para a postagem da atividade. Mesmo que você entregue a atividade antes do prazo, o tutor terá o prazo de 7 dias a partir do dia posterior à data-limite para atribuir a nota. É importante que você fique atento(a) ao AVA após a entrega das atividades, pois o(a) tutor(a) pode fazer comentários ou solicitar melhorias antes desse prazo, e isso influenciará a nota final.
Comunicação
1) Não recebo cópia das mensagens privadas enviadas por meio do AVA. O que devo fazer?
Verifique as caixas spam, lixo eletrônico e quarentena do seu e-mail. É muito provável que nossos e-mails estejam armazenados lá. Também verifique se você informou o e-mail correto quando se inscreveu no processo seletivo para vaga no curso. O e-mail cadastrado aparece junto com o seu perfil no AVA.
2) Mudei meu e-mail, o que devo fazer?
Comunique pela central de atendimento imediatamente. Somente a secretaria acadêmica poderá atualizar essa informação no AVA.
3) Percebi que meu e-mail está cadastrado incorretamente no AVA. O que devo fazer?
Entre em contato pela central de atendimento imediatamente. Somente a secretaria acadêmica poderá atualizar essa informação no AVA.
4) A quem devo recorrer quando tiver dúvidas sobre o curso?
Depende da dúvida: i) sobre conteúdos ou realização das atividades: faça contato com o(a) tutor(a) por meio do AVA; ii) sobre emissão de documentos: faça contato com a secretaria acadêmica por meio da central de atendimento; iii) no caso de dúvidas ou dificuldades para acessar o AVA: entre em contato com a secretaria acadêmica pela central de atendimento.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
1) É possível acessar os materiais didáticos usando tablets e smartphones?
Sim, mas se você não conseguir visualizar algum material, recomendamos que procure acessar de computadores ou notebooks.
2) É possível fazer as atividades didáticas usando tablets ou smartphones?
Não recomendamos. Devido aos casos de incompatibilidade entre sistemas operacionais e navegadores, sugerimos o uso de tablets (por exemplo, o Ipad) ou smartphones apenas para acesso aos materiais didáticos (livros, vídeos, sites) no AVA. A incompatibilidade ocorre, principalmente, por serem essas plataformas proprietárias, ou seja, não temos acesso livre para realizar configurações necessárias ao bom uso dos recursos do AVA nesses equipamentos. Para a realização das atividades didáticas, incluindo envio de arquivos, participação em fóruns e blogs, orientamos a utilização de computadores ou notebooks, preferencialmente com o navegador Mozilla Firefox.
3) Às vezes, enquanto estou fazendo alguma atividade, principalmente usando os recursos fórum e questionário, perco as informações digitadas antes de enviar. Por que isso ocorre? O que faço para evitar o problema?
Isso pode ocorrer em casos de falha na conectividade, queda da energia elétrica ou problemas com o computador ou outro dispositivo que você esteja usando para acessar o curso. Considerando que o AVA não salva atividades não enviadas, recomendamos que você faça a atividade em um editor de textos (por exemplo, o Word) e depois copie e cole no local apropriado do AVA.
4) Esqueci minha senha para acesso ao AVA. O que devo fazer?
Entre em contato o mais rápido possível com nossa equipe de supervisão acadêmica pela central de atendimento.
Problemas tecnológicos
1) Deixei para fazer uma atividade na data-limite e não consegui acessar o AVA ou meu computador quebrou. Terei nova chance?
Não. O prazo para entrega das atividades não será alterado. Não nos responsabilizamos por qualquer problema (de conectividade, falta de energia elétrica ou técnico) que o aluno venha a ter. Portanto, evite deixar para fazer as atividades no último dia, pois o risco de ter problemas e não conseguir resolvê-los a tempo aumenta consideravelmente.
2) Fiz minhas atividades no AVA, achei que havia submetido, mas agora que o módulo se encerrou percebi que as respostas não foram enviadas. E agora?
Reforçamos que não nos responsabilizamos por eventuais problemas técnicos ou de conectividade que possam acontecer durante a realização de determinada atividade ou prova no AVA. Portanto, depois que enviar respostas de determinada atividade, acesse o AVA novamente e confirme se a atividade aparece como submetida. É importante que isso seja feito durante o período regular ou de reposição dos módulos, pois, se você detectar algum problema, terá tempo para reenviar suas respostas. Uma vez encerrado o período de realização de determinado módulo,não será possível participar das atividades.
3) Não estou conseguindo visualizar alguns materiais didáticos ou algumas atividades do curso. O que faço?
Recomendamos alguns cuidados: i) certifique-se de que seu computador, tablet ou smartphone está conectado à internet; ii) se estiver usando tablet ou smartphone, tente acessar de um computador ou notebook; iii) tente mudar de navegador. Caso só tenha um navegador instalado, procure instalar outros. Veja orientações aqui; iv) se for um arquivo em PDF, certifique-se de que tem visualizador de PDF instalado no dispositivo que você está usando para acessar. Se não tiver, veja como instalar aqui; v) se for um vídeo, certifique-se de que você tem o player para a reprodução de conteúdos multimídia. Veja mais informações aqui.
4) Às vezes, enquanto estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso, perco as informações digitadas. Por que isso ocorre? O que faço para evitar o problema?
Isso pode ocorrer em casos de falha na conectividade, queda da energia elétrica ou problemas com o computador ou outro dispositivo que você esteja usando para acessar a Plataforma de Gestão e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Considerando que os conteúdos só são salvos depois que o procedimento “salvar” é 100% concluído, recomendamos que você escreva seu TCC em um editor de textos (por exemplo, o Word) e depois copie e cole no local apropriado da Plataforma de Trabalhos Acadêmicos. Desta forma, se houver problemas técnicos ou de conectividade enquanto o conteúdo está sendo salvo, você não perderá as informações digitadas.
5) Deixei para fazer meu trabalho de conclusão de curso na data-limite e não consegui acessar a Plataforma de Trabalhos Acadêmicos ou meu computador quebrou. Terei nova chance?
Não. O prazo para entrega do trabalho de conclusão de curso não será alterado. Não nos responsabilizamos por qualquer problema (de conectividade, falta de energia elétrica ou técnico) que o aluno venha a ter e não temos expediente nos finais de semana e feriados para auxiliar na resolução de eventuais dificuldades de acesso à Plataforma de Trabalhos Acadêmicos. Portanto, evite deixar para fazer o trabalho de conclusão de curso nos últimos dias, pois o risco de ter problemas e não conseguir resolvê-los a tempo aumenta consideravelmente.
Regras do Curso
1) Fiz minha matrícula no curso, passaram-se duas semanas, e não acessei o curso. Tentei acessar agora e não consegui. O que houve?
Alunos que nunca acessaram o curso ou ficaram ausentes nos 7 (sete) dias iniciais tiveram a matrícula cancelada, e novo aluno foi matriculado na vaga disponível. Fique atento(a)!
2) Existe possibilidade de trancamento do curso no período de licença maternidade ou paternidade?
Não. O curso tem fluxo contínuo. A Fundaj não prevê trancamento em cursos lato sensu, independentemente do motivo. Caso o estudante decida não participar das atividades acadêmicas de determinado módulo, deverá ficar atento ao período de reposição. Encerrado o período de reposição, será atribuída nota zero à(s) atividade(s) não feita(s).
3) Durante o período de férias, o estudante poderá se afastar/trancar o curso?
Não. O curso tem fluxo contínuo. A Fundaj não prevê trancamento em cursos lato sensu, independentemente do motivo. Caso o estudante decida não participar das atividades acadêmicas de determinado módulo, deverá ficar atento ao período de reposição. Encerrado o período de reposição, será atribuída nota zero à(s) atividade(s) não feita(s).
4) Um aluno não cumpriu as atividades acadêmicas de determinado módulo (por motivos familiares, de saúde, viagem, etc.). É possível entregar a(s) atividade(s) fora do prazo?
Se o período de reposição estiver em andamento, o aluno poderá fazer a(s) atividade(s) não desenvolvida(s) no período regular do módulo. Nesse caso, a nota máxima será 7,0 (sete). Se o aluno não participar do período de reposição ou não atingir a média final igual ou maior que 7,0 (sete) depois que a prova final for realizada, estará reprovado(a) e não haverá nova oportunidade para recuperação da nota. Fique atento(a), pois as atividades formativas valem 60% da média dos módulos.
5) Quando será o período de reposição de atividades dos módulos que já encerraram?
Em geral, nos primeiros 15 dias subsequentes à data de encerramento do módulo.