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    Saiba mais sobre o curso

    Funcionamento

    O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) estará a disposição dos estudantes, professores e tutores todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, 24 horas por dia. Os materiais didáticos e atividades referentes às disciplinas serão disponibilizados no ambiente virtual e preveem a dedicação, por parte dos estudantes, de, pelo menos, 8 horas semanais de estudo.

    Dentro do prazo estipulado para conclusão das atividades e de acordo com o guia de estudos sugerido pelos professores, o cronograma de estudos deverá ser definido pelo próprio estudante. Para o desenvolvimento das atividades, os estudantes contarão com apoio e orientação dos tutores.

    Encontros presenciais

    Durante o curso, serão realizados dois encontros presenciais. No primeiro, será feita a prova referente às disciplinas do eixo 1 e teremos um momento para integração e esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do curso. No segundo encontro, será feita a atividade de recuperação para alunos que não tiverem média igual ou maior que 7,0 (sete) em disciplinas do eixo 2 e a apresentação do trabalho de conclusão de curso.

    Os encontros serão descentralizados e ocorrerão em Recife, Caruaru, Petrolina e Campina Grande. Os estudantes serão informados previamente, pelo ambiente virtual de aprendizagem, para qual município deverão se dirigir. Independentemente disso, é importante que deixem agendadas as datas dos encontros, pois estão confirmadas e disponíveis no calendário do curso, apresentado a seguir. Para definição do local, serão considerados o estado no qual o estudante atua e, no caso de Pernambuco, a proximidade do polo com o município no qual o estudante trabalha. A participação nos encontros presenciais é obrigatória.

    Todas as demais atividades, inclusive a recuperação do eixo 1 e a prova do eixo 2, serão realizadas via ambiente virtual de aprendizagem, de forma assíncrona, possibilitando ao estudante realizá-las no momento que lhe for mais conveniente, respeitando o cronograma definido pelo(s) professor(es) de cada disciplina e disponível no AVA. Caso você tenha dificuldade de conexão à internet, recomendamos que salve em seu computador o material didático e atividades propostas, desenvolva seus estudos e as atividades e depois retorne ao AVA para publicar suas respostas.

     

    Diretrizes do curso

    Serão trabalhadas as seguintes diretrizes durante a execução do curso:

    • estimular ampla discussão sobre o processo de trabalho em saúde e a realidade social dos estudantes;
    • desenvolver o curso de acordo com os princípios da educação no trabalho, estimulando a troca de experiências entre os estudantes, professores, tutores e os profissionais que estão no serviço, possibilitando a reflexão da prática e a criação de espaços para aproximação e integração ensino-serviço;
    • desenvolver experiência no uso de novas tecnologias educacionais, na qual os estudantes sejam responsáveis pela sua aprendizagem, propiciando uma formação crítico-reflexiva;
    • propiciar avaliações participativas para que, professores, tutores, estudantes e trabalhadores da saúde, sejam coparticipes na formação do profissional para atuar na atenção básica.

     

    Perfil do egresso

    Espera-se que os egressos sejam capazes de desenvolver competências e habilidades de:

    • desenvolver atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades;
    • adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre a população adscrita e os profissionais de saúde, garantindo a continuidade das ações de saúde e o cuidado longitudinal;
    • acolher os usuários e humanizar a atenção;
    • fomentar ações que visem ampliar as práticas individuais e coletivas de promoção, prevenção e recuperação da saúde;
    • atuar, de forma integrada e planejada, identificando problemas e propondo intervenções, de acordo com critérios previamente estabelecidos, com objetivo de melhorar a realidade do território e as condições de trabalho;
    • realizar ações multiprofissionais e interdisciplinares, desenvolvendo a responsabilidade compartilhada;
    • fortalecer o uso dos sistemas de informação da atenção primária de acordo com suas responsabilidades;
    • melhorar a qualidade do uso dos sistemas de informação como ferramenta de gestão na atenção primária;
    • planejar e avaliar o desenvolvimento e a implementação das ações e a medida de seu impacto sobre a situação de saúde, por meio de indicadores previamente estabelecidos;
    • contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos fundamentos e diretrizes do processo de trabalho da atenção básica;
    • reconhecer a atenção primária em saúde como uma área fundamental para a formação e atuação do profissional de saúde;
    • utilizar metodologias que enfoquem a problematização, o diagnóstico participativo e o ensino a distância no processo ensino-aprendizagem em saúde.

     

    Calendário acadêmico (eixos e disciplinas)

    EIXO 1
    Disciplina Carga horária Créditos Início Término Professor(es) responsável(is)
    Introdução à Educação a Distância e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem 30h 2 20/11/15 14/12/15 Josiane Lemos Machiavelli (Mestre)
    Saúde, Sociedade e Políticas Públicas de Saúde 30h 2 15/12/15 11/01/16 Albanita Gomes da Costa de Ceballos (Doutora)
    Maria Ilk Nunes de Albuquerque (Doutora)
    Conceitos e Ferramentas da Epidemiologia 30h 2 12/01/16 15/02/16 Elainne Christine de Souza Gomes (Doutora)
    Processo de Trabalho e Planejamento na Estratégia Saúde da Família 30h 2 16/02/16 14/03/16 Rosa Maria de Lima Gomes (Mestre)
    Avaliação na Estratégia Saúde da Família 15h 1 15/03/16 28/03/16 Vilma Costa de Macêdo (Mestre)
    Educação Popular em Saúde 15h 1 29/03/16 11/04/16 Patrícia Pereira da Silva (Mestre)
    Pesquisa e Uso da Informação em Saúde – Unidade 1 e 2 30h 2 12/04/16 09/05/16 Vildeane da Rocha Borba (Mestre)
    Pesquisa e Uso da Informação em Saúde – Unidade 3 (escrita do TCC) 18/07/16 30/09/16 Vildeane da Rocha Borba (Mestre)
    A prova do eixo 1 será realizada presencialmente nos seguintes locais e datas: Recife: sexta-feira, 27/05/2016; Campina Grande: segunda-feira, 30/05/2016; Caruaru: quarta-feira, 01/06/2016 e Petrolina: sexta-feira, 03/06/2016. No 1º encontro presencial também haverá momento para integração e esclarecimento de dúvidas sobre o curso. Posteriormente, informaremos pelo AVA para qual município você deverá se dirigir.
    A recuperação do eixo 1 será feita pelo AVA, entre 01/08 e 07/08/2016. Participarão da recuperação somente os alunos que tiverem média abaixo de 7,0 (6,9 ou menos) em disciplinas do eixo 1.
    EIXO 2
    Disciplina Carga horária Créditos Início Término Professor(es) responsável(is)
    Atenção Integral à Saúde da Criança 30h 2 10/05/16 06/06/16 Vilma Costa de Macêdo (Mestre)
    Vitor Hugo Lima Barreto (Mestre)
    Atenção Integral à Saúde do Adolescente e do Jovem 30h 2 07/06/16 04/07/16 Vitor Hugo Lima Barreto (Mestre)
    Atenção Integral à Saúde do Adulto I 30h 2 05/07/16 08/08/16 Queliane Gomes da Silva Carvalho (Mestre)
    Vitor Hugo Lima Barreto (Mestre)
    Atenção Integral à Saúde do Adulto II 60h 4 09/08/16 12/09/16 Fábia Alexandra Pottes Alves (Doutora)
    Vitor Hugo Lima Barreto (Mestre)
    Patrícia Pereira da Silva (Mestre)
    Atenção Integral à Saúde do Idoso 30h 2 13/09/16 17/10/16 Fábia Alexandra Pottes Alves (Doutora)
    Marialice Araújo Soares de Barros (Especialista)
    O trabalho de conclusão de curso deverá estar concluído e habilitado pelo(a) orientador(a) para apresentação presencial até 30 de setembro de 2016. As entregas parciais serão definidas e publicadas no AVA.
    A prova do eixo 2 será realizada pelo AVA no período de 18/10 a 24/10/2016.
    No 2º encontro presencial teremos a recuperação do eixo 2 e a apresentação do TCC. O encontro acontecerá nos seguintes locais e datas: Recife: sexta-feira, 11/11/2016; Caruaru: quarta-feira, 16/11/2016; Petrolina: sexta-feira, 18/11/2016; Campina Grande: segunda-feira, 21/11/2016. Posteriormente, informaremos pelo AVA para qual município você deverá se dirigir.

     

    Formas de avaliação dos estudantes

    Serão contemplados os seguintes tipos de avaliação:

    • Avaliação formativa: será composta por atividades a serem entregues (postadas) por meio do ambiente virtual de aprendizagem ou realizadas diretamente nele, em cada uma das disciplinas do curso. Esta avaliação constituirá 70% da média final de cada disciplina cursada. As avaliações serão corrigidas automaticamente pelo AVA (quando as questões forem objetivas ou do tipo jogos) ou pelos tutores (questionários com questões subjetivas e fóruns temáticos), que deverão dar retorno apropriado de forma que os estudantes saibam onde erraram e recebam orientação do que fazer para melhorar seu desempenho. Adicionalmente, os estudantes serão avaliados pela interação com tutores e demais colegas;
    • Avaliação somativa: será composta por atividades realizadas ao final do eixo 1 e eixo 2. A prova do eixo 1 será feita presencialmente e a prova do eixo 2 será desenvolvida pelo ambiente virtual de aprendizagem. Essas avaliações serão quantificáveis e valerão 30% da média final de cada disciplina a qual elas se referirem. É importante ressaltar que a única disciplina que não será englobada na prova é Introdução à Educação a Distância e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Logo, nessa disciplina, a média final será composta apenas pela(s) nota(s) da(s) avaliação(ões) formativa(s). Para se preparar para as provas o discente deverá estudar todos os materiais didáticos que tiverem sido marcados como sendo de leitura ou acesso obrigatórios em cada uma das disciplinas;
    • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): o trabalho deverá ser aprovado pelo orientador, apresentado e aprovado pela banca examinadora durante o encontro presencial.

     

    Ao estudante que não puder participar de alguma(s) atividade(s) prevista(s), independente do motivo (ex.: doença, acidente, falta de conectividade, problemas pessoais, etc.), serão dadas as seguintes oportunidades:

    • Atividades formativas: período de reposição, que acontecerá, em geral, nos primeiros 15 dias subsequentes à data de encerramento do período regular das disciplinas. Nesse caso, a nota máxima na(s) atividade(s) será 7,0 (sete), independente do motivo que tenha levado o estudante a não participar da(s) atividade(s). É importante ressaltar que o período de reposição acontecerá em paralelo com novas disciplinas, de acordo com o calendário do curso;
    • Atividades somativas: será feita a 2ª chamada para cada prova, cuja data será divulgada posteriormente pelo AVA. A 2ª chamada acontecerá apenas no Recife.

     

    Critérios de avaliação e aproveitamento das disciplinas

    Será exigida a execução de, no mínimo, 75% das atividades acadêmicas propostas no ambiente virtual de aprendizagem, dentro dos prazos definidos em cada disciplina. O acompanhamento do aluno será feito por meio da verificação dos acessos e participação nas atividades propostas. Os estudantes também deverão estar presentes e fazer as avaliações que serão disponibilizadas durante os encontros presenciais nos quais a participação é obrigatória. Considerar-se-á aprovado no curso e será concedido o título de especialista em Saúde das Famílias e das Comunidades ao estudante que:

    • cumprir pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem;
    • tiver participado dos encontros presenciais, salvo nos casos devidamente justificados*;
    • tiver média igual ou maior que 7,0 (sete) na média final de cada disciplina desenvolvida**;
    • tiver apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso nos formatos escrito e oral, e tiver sido aprovado com média não inferior a 7,0 (sete).


    (*) Será concedido abono de falta somente em casos de doenças infectocontagiosas, por força de determinação legal (militares da ativa) ou em consequência de acidente no curso da gestação ou do parto, desde que devidamente comprovado por meio de atestado médico. Para mais informações, consultar: Lei Nº 6.202, de 17 de abril de 1975; Decreto-lei Nº 1.044, de 21 de outubro de 1969; Decreto-lei Nº 715, de 30 de julho de 1969.
    (**) Ao estudante que, independente do motivo, for reprovado em uma ou mais disciplinas, será oferecida a oportunidade de recuperação ao final dos eixos 1 e 2. As datas da recuperação estão informadas no calendário do curso. A atividade de recuperação englobará todos os conteúdos da(s) disciplina(s) na(s) qual(is) o estudante reprovou. A média final do estudante, neste caso, será: média final obtida antes da recuperação + nota da recuperação dividido por dois. O resultado final deverá ser igual ou maior que 7,0 (sete). Caso contrário, o estudante estará reprovado e não haverá outra forma de recuperar a nota.

     

    Relatórios mensais apresentados ao Ministério da Saúde

    Mensalmente, a coordenação apresentará relatórios ao Ministério da Saúde informando a frequência e o desempenho dos trabalhadores-estudantes no curso, conforme critérios apresentados a seguir:

    • Frequência: participação nas atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem;
    • Desempenho: notas iguais ou maiores que sete nas atividades desenvolvidas na disciplina a qual o relatório se refere.

    Atenção! Não deixe de participar das atividades propostas no curso, pois infrequência, desempenho insatisfatório (notas abaixo de 7,0 nas atividades) e reprovação nas disciplinas podem determinar cancelamento da bolsa e desligamento do trabalhador-estudante do Programa Mais Médicos/PROVAB, procedimentos estes efetivados pelo Ministério da Saúde a partir da análise dos relatórios mensais apresentados pela Universidade Federal de Pernambuco.

     

    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

    O TCC será desenvolvido exclusivamente no formato de projeto de intervenção. O estudante deverá:

    • identificar um problema real, inserido no ambiente de trabalho ou território de abrangência da sua unidade de saúde, no qual gostaria de intervir;
    • apresentar um levantamento dos recursos disponíveis no estado e no município para a resolução do problema identificado;
    • apresentar uma proposta de intervenção e acompanhamento das ações, baseada em referencial teórico e que possa ser realizada pelo trabalhador-estudante.

    A proposta poderá ter características educativas, administrativas ou assistenciais. O trabalho teórico deverá ser entregue ao final do curso, conforme orientações que serão fornecidas pela Plataforma de Gestão e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. A apresentação oral será feita durante o segundo encontro presencial, perante banca examinadora. Para o desenvolvimento do trabalho, os estudantes serão acompanhados, a distância, por um docente orientador com titulação mínima de mestre, designado pela coordenação do curso.

     

    Certificação pela Universidade Federal de Pernambuco

    A obtenção do certificado de conclusão de curso dependerá da aprovação em todas as disciplinas (ou seja, o aluno deverá obter média final igual ou maior que 7,0 (sete) em cada disciplina) e também no trabalho de conclusão de curso – a média final mínima também deverá ser 7,0 (sete).