Funcionamento
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) estará à disposição dos estudantes, professores e tutores todos os dias da semana, incluindo fins de semanas e feriados, 24 horas por dia. Os materiais didáticos e atividades referentes às disciplinas serão disponibilizados no ambiente virtual e preveem a dedicação, por parte dos estudantes, de, pelo menos, 8 horas semanais de estudo.
Dentro do prazo estipulado para conclusão das atividades e de acordo com o guia de estudos sugerido pelos professores, o cronograma de estudos deverá ser definido pelo próprio estudante. Para o desenvolvimento das atividades, os estudantes contarão com apoio e orientação dos tutores.
Encontros presenciais
Durante o curso, serão realizados dois encontros presenciais. No primeiro, será feita a 1ª prova que versará sobre os conteúdos trabalhados nas sete primeiras disciplinas do curso. Também teremos um momento para integração e esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do curso. No segundo encontro, será feita a 2ª recuperação referente aos conteúdos trabalhados nas seis últimas disciplinas do curso para alunos que não tiverem média igual ou maior que 7,0 (sete) nessas disciplinas e a apresentação do trabalho de conclusão de curso para todos os alunos da turma.
Os encontros serão descentralizados e ocorrerão em Recife, Caruaru, Petrolina e Campina Grande. Os estudantes serão informados previamente, pelo ambiente virtual de aprendizagem, para qual município deverão se dirigir. Independentemente disso, é importante que deixem agendadas as datas dos encontros, pois estão confirmadas (serão alteradas apenas por força maior) e disponíveis no calendário do curso, apresentado a seguir. Para definição do polo de cada aluno, serão considerados o estado no qual o estudante atua e, no caso de Pernambuco, a proximidade do polo com o município no qual o estudante trabalha. A participação nos encontros presenciais é obrigatória. Significa dizer que o(a) aluno(a) será reprovado(a) no curso se não participar dos encontros presenciais, mesmo que tenha sido aprovado(a) nas disciplinas.
Todas as demais atividades, inclusive a 1ª recuperação e a 2ª prova, serão realizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem, de forma assíncrona, possibilitando ao estudante realizá-las no momento que lhe for mais conveniente, respeitando o cronograma definido pelo(s) professor(es) de cada disciplina e disponível no AVA. Caso você tenha dificuldade de conexão à internet, recomendamos que salve em seu computador o material didático e atividades propostas, desenvolva seus estudos e as atividades e depois retorne ao AVA para publicar suas respostas.
Diretrizes do curso
Serão trabalhadas as seguintes diretrizes durante a execução do curso:
- estimular ampla discussão sobre o processo de trabalho em saúde e a realidade social dos estudantes;
- desenvolver o curso de acordo com os princípios da educação no trabalho, estimulando a troca de experiências entre os estudantes, professores, tutores e os profissionais que estão no serviço, possibilitando a reflexão da prática e a criação de espaços para aproximação e integração ensino-serviço;
- desenvolver experiência no uso de novas tecnologias educacionais, na qual os estudantes sejam responsáveis pela sua aprendizagem, propiciando uma formação crítico-reflexiva;
- propiciar avaliações participativas para que, professores, tutores, estudantes e trabalhadores da saúde, sejam coparticipes na formação do profissional para atuar na atenção básica.
Perfil do egresso
Espera-se que os egressos sejam capazes de desenvolver competências e habilidades de:
- desenvolver atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades;
- adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre a população adscrita e os profissionais de saúde, garantindo a continuidade das ações de saúde e o cuidado longitudinal;
- acolher os usuários e humanizar a atenção;
- fomentar ações que visem ampliar as práticas individuais e coletivas de promoção, prevenção e recuperação da saúde;
- atuar, de forma integrada e planejada, identificando problemas e propondo intervenções, de acordo com critérios previamente estabelecidos, com objetivo de melhorar a realidade do território e as condições de trabalho;
- realizar ações multiprofissionais e interdisciplinares, desenvolvendo a responsabilidade compartilhada;
- fortalecer o uso dos sistemas de informação da atenção primária de acordo com suas responsabilidades;
- melhorar a qualidade do uso dos sistemas de informação como ferramenta de gestão na atenção primária;
- planejar e avaliar o desenvolvimento e a implementação das ações e a medida de seu impacto sobre a situação de saúde, por meio de indicadores previamente estabelecidos;
- contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos fundamentos e diretrizes do processo de trabalho da atenção básica;
- reconhecer a atenção primária em saúde como uma área fundamental para a formação e atuação do profissional de saúde;
- utilizar metodologias que enfoquem a problematização, o diagnóstico participativo e o ensino a distância no processo ensino-aprendizagem em saúde.
Calendário acadêmico (disciplinas)
Disciplinas | Carga horária | Créditos | Início | Término | Professor(es) responsável(is) |
Introdução à Educação a Distância e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem | 15h | 1 | 15/08/2018 | 03/09/2018 | Josiane Lemos Machiavelli/Mestre |
Pesquisa e uso da informação em saúde
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15h
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1
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04/09/2018
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17/09/2018
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Josiane Lemos Machiavelli/Mestre |
Vildeane da Rocha Borba/Mestre | |||||
Políticas públicas de saúde e reforma sanitária | 30h | 2 | 18/09/2018 | 15/10/2018 | Elainne Christine de Souza Gomes /Doutora |
Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família e Territorialização | 30h | 2 | 16/10/2018 | 12/11/2018 | Maria Ilk Nunes de Albuquerque/Doutora |
Observação na Unidade de Saúde | 30h | 2 | 13/11/2018 | 10/12/2018 | Rosa Maria de Lima Gomes/Mestre |
Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada | 30h | 2 | 11/12/2018 | 07/01/2019 | Talita Helena Monteiro de Moura/Mestre |
Atenção à Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde | 30h | 2 | 08/01/2019 | 04/02/2019 | Vitor Hugo Lima Barreto/Mestre |
Atividades | Local de realização | Dia | Data | ||
1ª prova – Primeiro encontro presencial
No primeiro encontro presencial também haverá momento para integração e esclarecimento de dúvidas sobre o curso. Posteriormente, informaremos pelo AVA para qual município você deverá se dirigir, mas deixe desde já as datas reservadas na sua agenda. |
Caruaru | segunda-feira | 11/02/2019 | ||
Recife | sexta-feira | 15/02/2019 | |||
Campina Grande | segunda-feira | 18/02/2019 | |||
Petrolina | segunda-feira | 25/02/2019 | |||
1ª Recuperação – referente às disciplinas contempladas na 1ª prova Deverão participar da recuperação apenas os estudantes que tiverem média abaixo de 7,0 (6,9 ou menos) nas disciplinas contempladas na 1ª prova. |
AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem |
De 25/03 a 01/04/2019 | |||
Disciplinas | Carga horária | Créditos | Início | Término | Professor(es) responsável(is) |
Planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério | 30h | 2 | 05/02/2019 | 04/03/2019 | Vitor Hugo Lima Barreto/Mestre |
Atenção à Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento | 30h | 2 | 05/03/2019 | 01/04/2019 | Vilma Costa de Macêdo /Doutora |
Controle das Doenças Crônicas não Transmissíveis na Atenção Primária | 30h | 2 | 02/04/2019 | 29/04/2019 | Queliane Gomes da Silva Carvalho/Mestre |
Abordagem do Câncer na Atenção Primária à Saúde | 30h | 2 | 30/04/2019 | 27/05/2019 | Vitor Hugo Lima Barreto/Mestre |
Atenção à Saúde do idoso | 30h | 2 | 28/05/2019 | 24/06/2019 | Fábia Alexandra Pottes Alves/Doutora |
Manejo das Doenças e Agravos mais Frequentes na Atenção Primária | 30h | 2 | 25/06/2019 | 22/07/2019 | Marialice Araújo Soares de Barros/Especialista |
Atividades | Local de realização | Dia | Data | ||
2ª prova | AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem |
De 23/07 a 29/07/2019 | |||
Segundo encontro Presencial
Serão realizadas as provas da 2ª recuperação, referentes às disciplinas contempladas na 2ª prova, e as apresentações dos TCCs. Posteriormente, informaremos pelo AVA para qual município você deverá se dirigir, mas deixe desde já as datas reservadas na sua agenda.
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Caruaru | segunda-feira | 12/08/2019 | ||
Recife | sexta-feira | 16/08/2019 | |||
Campina Grande | segunda-feira | 19/08/2019 | |||
Petrolina | segunda-feira | 26/08/2019 | |||
Fique atento(a) aos prazos para escrita do TCC e elaboração do banner que serão apresentados na disciplina Pesquisa e Uso da Informação em Saúde. |
Formas de avaliação dos estudantes
Serão contemplados os seguintes tipos de avaliação:
- Avaliação formativa: será composta por atividades a serem entregues (postadas) por meio do ambiente virtual de aprendizagem ou realizadas diretamente nele, em cada uma das disciplinas do curso. Estas atividades constituirão o portfólio do estudante e devem primar pela reflexão sobre os temas abordados nas disciplinas. A avaliação deste portfólio constituirá 40% da média final de cada disciplina cursada. As avaliações serão corrigidas automaticamente pelo AVA (quando as questões forem objetivas ou do tipo jogos) ou pelos tutores (questões subjetivas e fóruns temáticos), que deverão dar retorno apropriado de forma que os estudantes saibam onde erraram e recebam orientação do que fazer para melhorar seu desempenho. Adicionalmente, os estudantes serão avaliados pela interação com tutores e demais colegas;
- Avaliação somativa: será composta por avaliações. A primeira avaliação versará sobre os conteúdos trabalhados nas sete primeiras disciplinas do curso e será realizada presencialmente. A segunda avaliação versará sobre os conteúdos trabalhados nas seis últimas disciplinas do curso e será realizada pelo ambiente virtual de aprendizagem. Estas avaliações serão quantificáveis e valerão 60% da média final de cada disciplina cursada. Para se preparar para as provas o discente deverá estudar todos os materiais disponibilizados nas disciplinas;
- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e banner: tanto o TCC quanto o banner deverão ser aprovados pelo(a) orientador(a), apresentados e aprovados pela banca examinadora durante o segundo encontro presencial.
Ao estudante que não puder participar de alguma(s) atividade(s) prevista(s), independentemente do motivo (ex.: doença, acidente, falta de conectividade, problemas pessoais, etc.), serão dadas as seguintes oportunidades:
- Atividades formativas: período de reposição, que acontecerá, em geral, nos primeiros 15 dias subsequentes à data de encerramento do período regular das disciplinas. Nesse caso, a nota máxima na(s) atividade(s) será 7,0 (sete), independentemente do motivo que tenha levado o estudante a não participar da(s) atividade(s). É importante ressaltar que o período de reposição acontecerá em paralelo com novas disciplinas, de acordo com o calendário do curso;
- Atividades somativas: será feita a 2ª chamada para cada prova, cuja data será divulgada posteriormente pelo AVA. No caso das atividades presenciais, a 2ª chamada acontecerá apenas no Recife.
Critérios de avaliação e aproveitamento das disciplinas
Será exigida a execução de, no mínimo, 75% das atividades acadêmicas propostas no ambiente virtual de aprendizagem, dentro dos prazos definidos em cada disciplina. O acompanhamento do aluno será feito por meio da verificação dos acessos e participação nas atividades propostas. Os estudantes também deverão estar presentes e fazer as avaliações que serão disponibilizadas durante os encontros presenciais nos quais a participação é obrigatória. Considerar-se-á aprovado no curso e será concedido o título de especialista em Saúde das Famílias e das Comunidades ao estudante que:
- cumprir pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem;
- tiver participado dos encontros presenciais, salvo nos casos devidamente justificados*;
- tiver média igual ou maior que 7,0 (sete) na média final de cada disciplina desenvolvida**;
- tiver apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso nos formatos escrito e oral, e tiver sido aprovado com média não inferior a 7,0 (sete).
(*) Será concedido abono de falta somente em casos de doenças infectocontagiosas, por força de determinação legal (militares da ativa) ou em consequência de acidente no curso da gestação ou do parto, desde que devidamente comprovado por meio de atestado médico. Para mais informações, consultar: Lei Nº 6.202, de 17 de abril de 1975; Decreto-lei Nº 1.044, de 21 de outubro de 1969; Decreto-lei Nº 715, de 30 de julho de 1969.
(**) Ao estudante que, independentemente do motivo, for reprovado em uma ou mais disciplinas, será oferecida a oportunidade de recuperação ao final dos eixos 1 e 2. As datas da recuperação estão informadas no calendário do curso. A atividade de recuperação englobará todos os conteúdos da(s) disciplina(s) na(s) qual(is) o estudante reprovou. A média final do estudante, neste caso, será: média final obtida antes da recuperação + nota da recuperação dividido por dois. O resultado final deverá ser igual ou maior que 7,0 (sete). Caso contrário, o estudante estará reprovado e não haverá outra forma de recuperar a nota.
Relatórios mensais apresentados ao Ministério da Saúde
Mensalmente, a coordenação apresentará relatórios ao Ministério da Saúde informando a frequência e o desempenho dos trabalhadores-estudantes no curso, conforme critérios apresentados a seguir:
Frequência: participação nas atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem;
Desempenho: notas iguais ou maiores que sete nas atividades desenvolvidas na disciplina a qual o relatório se refere.
Atenção! Não deixe de participar das atividades propostas no curso, pois infrequência, desempenho insatisfatório (notas abaixo de 7,0 nas atividades) e reprovação nas disciplinas podem determinar o cancelamento da bolsa e desligamento do trabalhador-estudante do Programa Mais Médicos, procedimentos estes efetivados pelo Ministério da Saúde a partir da análise dos relatórios mensais apresentados pela Universidade Federal de Pernambuco.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O TCC será desenvolvido exclusivamente no formato de projeto de intervenção. As orientações serão fornecidas na disciplina Pesquisa e Uso da Informação em Saúde. O trabalho teórico e o banner deverão ser entregues até a data-limite estabelecida no guia de estudos da disciplina e pelo sistema Elabore – Gestão e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. A apresentação oral será feita durante o segundo encontro presencial, perante banca examinadora. Para o desenvolvimento do trabalho, os estudantes serão acompanhados, a distância, por um(a) docente orientador(a) com titulação mínima de mestre, designado pela coordenação do curso. É importante que os estudantes fiquem atentos e interajam com o(a) orientador(a) durante todo o período de elaboração do TCC e do banner.
Certificação pela Universidade Federal de Pernambuco
A obtenção do certificado de conclusão de curso dependerá da participação nas atividades do curso, inclusive nos encontros presenciais, aprovação em todas as disciplinas (ou seja, o aluno deverá obter média final igual ou maior que 7,0 (sete) em cada disciplina) e também no trabalho de conclusão de curso – a média final mínima também deverá ser 7,0 (sete).
Aos alunos aprovados no curso, esclarecemos que não é possível determinar o prazo para emissão do certificado de conclusão de curso, pois depende de trâmites institucionais. Os alunos receberão notificação, por e-mail, quando os certificados estiverem disponíveis para retirada na Universidade Federal de Pernambuco.