O Curso de Capacitação de Profissionais da Odontologia Brasileira Vinculados ao SUS para a Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência chega a sua quarta turma.
Em todo o Brasil, 3.328 candidatos concorreram a 1.036 vagas, números que demonstram o sucesso do curso que começou em 2013. A primeira turma foi composta por alunos apenas do Nordeste, com exceção do Piauí e da Bahia. Esses 2 estados e os demais da Região Sudeste foram contemplados na segunda turma. A terceira reuniu estudantes das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Ao todo, foram 5.564 trabalhadores-estudantes matriculados nos 3 grupos.
Estruturado e oferecido pelo Grupo SABER, pela UNA-SUS UFPE, Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, e pelo Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva, o curso tem uma carga horária de 160 horas-aula, sendo 120 horas desenvolvidas a distância, módulos teóricos, e 40 horas presenciais, módulo clínico-assistencial. A expectativa é de que o curso possa ser concluído em até 7 meses a partir de abril.
O público-alvo do curso é formado por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam na Atenção Básica e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). A nova turma conta com equipes de saúde bucal de todos os estados do país. E aqueles que ficaram de fora devem aguardar. No próximo semestre, lançaremos um curso autoinstrucional nesta área. As informações, quando disponíveis, serão divulgadas em nosso portal e na fanpage.