A UNA-SUS UFPE deu largada à Jornada de Defesas de Trabalhos de Conclusão de Cursos, TCC, da Turma C do Curso de Especialização em Saúde das Famílias e das Comunidades nesta sexta-feira, dia 21 de agosto.
Ao todo, 182 alunos apresentarão seus trabalhos em quatro cidades: Recife, Caruaru e Petrolina, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. No Recife, as defesas dos trabalhos de conclusão aconteceram no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Cerca de 30 alunos e 20 avaliadores participaram do processo. Os projetos trataram de estudos sobre problemas dascomunidades em que os alunos trabalham e possíveis intervenções para solucioná-los.
A Professora Vildeane Borba, Supervisora Acadêmica da Turma, explica que é uma grandesatisfação para equipe acadêmica chega a essa etapa: “Eles são trabalhadores, têm um tempo muito apertado, então, ver que tiveram garra para chegar até o fim é muito gratificante para nós. Esta etapa é a finalização do curso e o início de um leque de possibilidades de desenvolvimento para eles”.
Para os alunos, antes do início das defesas, o clima era de tensão e ansiedade. A médica cubana Daylyn Rodriguez assumiu que estava bastante nervosa: “Estou muito nervosa, mas também bastante confiante. Todo o processo de aprendizado foi incrível e eu estou satisfeita com o meu trabalho”.
Nelson Novaes estava ansioso para apresentar seu trabalho e elogiou o método de ensino a distância aplicado no curso. “Nosso tempo é curto, mas a facilidade do acesso faz com que possamos chegar a essa etapa final. A possibilidade de flexionar e ajustar o seu tempo para fazer os trabalhos e realizar as tarefas é essencial para nós”, explicou Nelson.
As apresentações dos trabalhos duraram dez minutos, com tempo também para perguntas considerações da banca. Após a finalização. “Estou aliviado e vou aproveitar para descansar.Daqui para frente, quero mostrar no meu trabalho, no dia-a-dia, tudo o que eu aprendi no curso”, comentou SandorReyes que defendeu seu TCC.
O trabalho continua
A jornada de defesa de TCCs segue em mais três cidades:
24.08: Caruaru, Centro Acadêmico do Agreste. Ponto de encontro no auditório novo do CCA.
24.08: Petrolina, Universidade do Vale do São Francisco. Ponto de encontro na sala NT-03.
25.08: Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande. Ponto deencontro: Central de Aulas do CCBS.