Colocar o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem é o objetivo da chamada Aprendizagem Colaborativa, tema da segunda oficina do I Educar – Encontro de Educação a Distância em Rede, que acontece em Recife nos dias 23 e 24 de novembro.
Fernanda Marcolino, Thiago Petra e Caroline Zamboni, representantes do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/Ministério da Saúde), conduziram a oficina Facilitação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colaborativa, usando o contexto da Comunidade de Práticas, plataforma do Ministério da Saúde.
A Comunidade de Práticas surge com a proposta de ser um espaço coletivo para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde/SUS trocarem experiências sobre suas práticas profissionais agregando conhecimento ao Ensino a Distância tradicional. “A Comunidade de Prática não substitui o ensino a distância já consolidado mas traz outra experiência de troca de conhecimentos para que o saber seja produzido também por vias paralelas. Ela não elimina o ensino tradicional, ela compõe, amplia e constrói junto”, explica Caroline Zamboni.
Além de oficinas, o I Educar inclui na sua programação a II Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS, com apresentações das diversas instituições de ensino que compõem a Rede.