Profissionais de saúde e demais interessados em aprofundar os conhecimentos sobre a história e os marcos legais que estruturaram a Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS) já podem se inscrever no mais novo curso online oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante da Rede UNA-SUS.
Com carga horária de 15h, o curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até a 30 de julho de 2020, pelo link disponível aqui.
De acordo com a enfermeira, professora da Universidade de Pernambuco (UPE) e responsável pelo conteúdo do curso, Adriana Conrado de Almeida, a ideia é mostrar como se deu, ao longo dos anos, a estruturação da Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde e marcos legais como a Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU), o Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e da Gestão, a Rede de Atenção à Saúde (RAS), entre outros.
Para isso, o conteúdo é apresentado por meio de retrospectiva histórica dos modelos de atenção às urgências e emergências implantados no Brasil, desde 1932, abordando os instrumentos jurídicos e respectivos marcos legais que levaram ao modelo de organização que se tem acesso hoje.
“Historicamente, os problemas agudos, como as doenças infecciosas e os traumas, constituem-se como uma das principais preocupações dos sistemas de atenção à saúde. A área de atenção às urgências e emergências sempre foi prioritária para a maioria dos governos republicanos brasileiros. Tanto é que, ao longo dos anos, essa atenção foi lapidada por meio de atos normativos, com incentivos técnicos e financeiros por parte da União”, explica Adriana.
A conteudista acredita que tanto a formação como o processo de educação permanente na área de urgência e emergência são fundamentais para a oferta de uma atenção e um cuidado mais qualificado aos usuários que necessitam de cuidados de urgência e emergência na atenção básica até que sejam encaminhados para o atendimento necessário em outros níveis da atenção à saúde.
“Por isso, a expectativa é que, a partir do entendimento sobre o arcabouço jurídico, as diretrizes, os componentes e operacionalização da rede de atenção às urgências, os alunos sejam capazes de promover debates sobre os instrumentos jurídicos de ordenamento da atenção às urgências no Brasil, buscando o aperfeiçoamento contínuo do SUS”, finaliza.
Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFPE