Contatos

       

    Respostas às perguntas frequentes

    Aqui são disponibilizadas respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos trabalhadores-estudantes, tutores e professores. Recomendamos que você acesse esta página com regularidade, pois ela será constantemente atualizada. Esse conteúdo é específico para a turma 1 da especialização.

    Documentos

    1) Como posso solicitar declaração de matrícula?
    Acessando a página de contatos do portal SABER e encaminhando sua solicitação por meio do formulário eletrônico disponível na Central de Atendimento. É importante informar seu nome completo e CPF. As declarações de matrícula serão emitidas apenas após formalização da matrícula na Universidade Federal de Pernambuco. Você será avisado(a), pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, quando for possível emitir o documento. Este processo pode demorar alguns meses após o início do curso.

    2) Como poderei retirar os documentos solicitados?
    Você poderá buscar os documentos na sede da UNA-SUS UFPE (endereço disponível na área de contatos do portal SABER) ou solicitar o envio por e-mail (nesse caso, o documento será digitalizado).

    3) A UNA-SUS UFPE poderá enviar os documentos solicitados pelos Correios?
    Não.

    4) A UNA-SUS UFPE poderá emitir declaração de comprovante de rendimentos (relativos à bolsa recebida pela participação no Programa Mais Médicos)?
    Não. Neste caso, entre em contato com a Coordenação Nacional do Programa (Ministério da Saúde).

    5) Qual meu número de matrícula no curso de especialização?
    O número de matrícula é o seu CPF.

    6) Se eu concluir o curso e for aprovado(a), em quanto tempo terei o certificado de conclusão de curso?
    Não é possível determinar o prazo para emissão do certificado, pois o processo depende de trâmites institucionais. Os alunos receberão notificação, por e-mail, quando os certificados estiverem disponíveis para retirada na Universidade Federal de Pernambuco.

    Encontros presenciais

     1) Quantos encontros presenciais teremos ao longo do curso?
    Pelo curso, serão dois encontros, cujas datas estão disponíveis no calendário do curso, na área Saiba mais sobre o curso. Porém, durante sua permanência no Programa Mais Médicos, você poderá ser convidado(a) a participar de outros momentos presenciais organizados pela Coordenação Estadual, Nacional e/ou Instituição Supervisora. Neste caso, os encontros não terão relação, necessariamente, com o curso de especialização.

    2) A participação nos encontros presenciais é obrigatória?
    Sim.

    3) O que acontece se eu não participar dos encontros presenciais?
    Como a participação é obrigatória, você será reprovado(a).

    4) Como posso saber a data dos encontros presenciais?
    Consultando o calendário do curso, disponível na área Saiba mais sobre o curso.

    5) Onde serão realizados os encontros presenciais?
    Os encontros presenciais serão realizados nas cidades de Recife, Caruaru, Petrolina e Campina Grande. Os locais específicos dos encontros serão divulgados mais próximo da data de realização dos mesmos, pelo ambiente virtual de aprendizagem.

    6) É possível mudar de município para o qual fui designado a participar do encontro presencial promovido pela especialização? Por quê?
    Não, pois o município está condicionado à matrícula do trabalhador-estudante na UFPE e a universidade não permite alteração de polo.

    7) De quem é a responsabilidade de arcar com eventuais despesas para participação nos encontros presenciais?
    Do trabalhador-estudante.

    8) Tenho compromisso na data do(s) encontro(s) presencial(is). Tem algum problema?
    Sim. As datas dos encontros presenciais são informadas desde o primeiro dia de curso e só sofrem alteração por motivo de força maior. Portanto, tenha cuidado para não agendar outros compromissos no mesmo período, pois a participação nos encontros é obrigatória.

    9) As datas dos encontros presenciais poderão ser alteradas?
    A princípio, não. Isso ocorrerá somente por motivo de força maior.

    Horário das aulas

    1) Quais os horários das aulas a distância?
    Não existe um horário pré-definido. O ambiente virtual de aprendizagem estará disponível todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Você deverá estar atento(a) ao cronograma de entrega das atividades, que está detalhado no guia de estudos de cada disciplina. É importante esclarecer que o curso será ofertado na modalidade de ensino a distância, com apenas dois momentos presenciais ao longo do curso.

    2) Quantas horas semanais deverei dedicar aos estudos?
    No mínimo 8 horas semanais.

     

    Acesso às disciplinas

    1) Como posso saber as datas de início e término de cada disciplina?
    Acessando o calendário disponível na área Saiba mais sobre o curso.

    2) Quando clico em uma disciplina recebo a informação que ela não está disponível. Porém, eu acessava outras disciplinas normalmente. O que está havendo?
    O acesso às disciplinas vai sendo liberado de acordo com a data de início de cada disciplina, informado no calendário do curso, disponível na área Saiba mais sobre o curso. Depois que a disciplina encerrar, o material didático permanecerá disponível e você poderá acessar sempre que quiser. No entanto, as atividades deverão ser feitas no prazo estabelecido no guia de estudos de cada disciplina. Atenção! Também é importante que você observe se está acessando as disciplinas da turma 1, pois é nesta turma que você está matriculado(a).

    3) Há momentos que eu clico em alguma disciplina do curso e diz que eu não estou matriculado(a). O que acontece?
    Provavelmente você está tentando acessar os conteúdos de outra turma. Você tem acesso apenas às disciplinas da turma 1, que é a sua turma.

    Prazo para entrega das atividades

    1) Como saberei a data-limite para entrega das atividades das disciplinas?
    Lendo o guia de estudos de cada disciplina, disponível na área de informações gerais da página de cada disciplina no AVA.

    2) O que acontecerá se eu entregar alguma atividade fora do prazo estabelecido, ou seja, no período de reposição?
    Haverá redução da nota máxima. Ao invés de a nota máxima ser 10,0 (dez), será 7,0 (sete). Portanto, evite fazer atividades no período de reposição.

    3) É possível entregar atividades após o período de reposição?
    Não. Se isso acontecer, mesmo que você envie, a atividade não será avaliada. Ou seja, sua nota será zero.

    Notas e médias

    1) Fiz as atividades de determinada disciplina no período de reposição. Acertei tudo e tirei 7,0 (sete). Por quê?
    Atividades feitas no período de reposição têm nota máxima 7,0 (sete). Portanto, evite desenvolver atividades no período de reposição.

    2) Por que tirei dez em todas as atividades feitas no AVA e fiquei com média 4,0?
    As atividades feitas no ambiente virtual de aprendizagem (atividades formativas) durante o desenvolvimento das disciplinas valem 40% da nota global da disciplina. Portanto, se você tiver tirado dez, até que aconteça a prova (atividade somativa), sua média será 4,0. Os outros 60% representam a nota da prova (atividade somativa). Atenção! Na composição das notas que valerão os 40% deve ser considerada a porcentagem (o quanto vale) de cada atividade realizada. Essa informação está disponível no guia de estudos das disciplinas. Cada atividade feita no AVA também tem um peso específico na composição da nota. Atente para isso!

    3) Existe alguma maneira de eu melhorar meu desempenho nas atividades formativas, ou seja, aquelas feitas durante a execução das disciplinas?
    Sim. Quando as atividades forem objetivas, você terá 3 (três) tentativas. Portanto, verifique seu desempenho assim que a atividade for corrigida e, se for o caso, use as outras duas tentativas antes do encerramento da disciplina. Se forem atividades subjetivas, fique atento(a) aos comentários do(a) tutor(a), pois ele(a) poderá lhe indicar pontos de melhoria e, se você o fizer no prazo estabelecido, sua avaliação poderá ser melhor. Lembre-se, também, que a interação com os demais colegas e com o(a) tutor(a) nos fóruns temáticos é considerada na avaliação.

    4) Discordei da avaliação que recebi em uma atividade formativa (feita durante o período de realização de uma disciplina). O que devo fazer?
    Qualquer questionamento em relação à nota de avaliações formativas deverá ser encaminhado à tutoria, em até 10 (dez) dias após o encerramento da disciplina (ou seja, após o encerramento do período de reposição). Encerrado este prazo, não haverá qualquer tipo de revisão.

    5) O que é essa atividade “prova”?
    A prova é a atividade somativa que acontece em dois momentos do curso. A 1º prova abordará os conteúdos trabalhados nas sete primeiras disciplinas do curso. A 2ª prova abordará os conteúdos trabalhados nas seis últimas disciplinas do curso. Veja as datas das provas no calendário do curso, disponível na área Saiba mais sobre o curso.

    6) Qual conteúdo devo estudar para fazer as provas?
    Todos os materiais didáticos disponíveis no AVA.

    7) O que é a recuperação?
    É a atividade realizada após as provas, quando as médias finais das disciplinas estiverem definidas. Se você tiver média abaixo de 7,0 (6,9 ou menos), deverá fazer a recuperação com objetivo de alcançar a média mínima exigida para aprovação nas disciplinas, que é 7,0 (sete).

    8) Minha média em determinada disciplina é igual ou maior que 7,0 (sete), mas gostaria de participar da recuperação para melhorar minha nota. Posso?
    Não. A recuperação é exclusiva para alunos com média abaixo de 7,0 (6,9 ou menos). Mesmo que você insista e faça a recuperação, a atividade não será considerada na sua média final.

    9) Como é calculada a média final das disciplinas após a recuperação?
    A média final após a recuperação é a soma da média da disciplina antes da recuperação com a nota da recuperação dividida por dois. Por exemplo: um aluno teve média 6,0 antes da recuperação e tirou 10,0 na recuperação. A média final será 8,0. Ou seja, o aluno terá nota suficiente para ser aprovado. Outro exemplo: um aluno teve média 3,5 antes da recuperação e tirou 10,0 na recuperação. A média final será 6,75, ou seja, o aluno está reprovado na disciplina.

    10) Posso solicitar revisão de prova (da atividade somativa)?
    Sim. O prazo para solicitar revisão de prova será de até 48 horas após a publicação da nota da prova no AVA.
    No caso de provas feitas presencialmente, a revisão de prova deverá ser solicitada pela Central de Atendimento. É importante esclarecer que a revisão de prova será feita exclusivamente por dois professores indicados pela coordenação do curso, ou seja, o(a) aluno(a) não participará da revisão. O(A) aluno(a) será comunicado(a), por meio da Central de Atendimento, sobre o resultado da revisão.
    No caso de prova(s) feita(s) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), questionamentos sobre a(s) nota(s) deverão ser encaminhados diretamente para o(a) tutor(a) por meio de mensagem privada no AVA.

    11) Posso solicitar revisão da atividade de recuperação?
    Sim. O prazo para solicitar revisão da recuperação será de até 48 horas após a publicação da nota no AVA.
    No caso de atividade de recuperação feita presencialmente, a revisão deverá ser solicitada pela Central de Atendimento. É importante esclarecer que a revisão da recuperação será feita exclusivamente por dois professores indicados pela coordenação do curso, ou seja, o(a) aluno(a) não participará da revisão. O(A) aluno(a) será comunicado(a), por meio da Central de Atendimento, sobre o resultado da revisão.
    No caso de recuperação feita no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), questionamentos sobre notas deverão ser encaminhados diretamente para o(a) tutor(a) por meio de mensagem privada no AVA.

    12) Posso comparecer à Universidade para esclarecer dúvidas sobre notas obtidas nas avaliações?
    Não. Esclarecimentos sobre notas deverão ser feitos somente pelos meios descritos nas questões 4, 10 e 11, acima.

    13) É possível esclarecer dúvidas sobre notas obtidas nas avaliações por atendimento telefônico?
    Não. Esclarecimentos sobre notas deverão ser feitos somente pelos meios descritos nas questões 4, 10 e 11, acima.

    Tutoria

    1) Quem é o(a) tutor(a) no curso de especialização? Como saber quem é o meu/minha tutor(a)? Posso ter um(a) tutor(a) particular?
    No curso de especialização, o(a) tutor(a) é quem acompanha seus estudos, esclarece suas dúvidas, corrige suas atividades e lhe orienta por meio do ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS UFPE. Você pode saber quem é seu(sua) tutor(a) consultando a lista de participantes do AVA (clique em “papel atual” e escolha “tutor”). Você não terá um tutor particular. O tutor orienta grupos de, no máximo, 40 alunos.

    2) Qual o prazo que os tutores têm para atribuir notas às atividades didáticas?
    O prazo é de uma semana, contado a partir do dia posterior à data-limite para a postagem da atividade. Mesmo que você entregue a atividade antes do prazo, o(a) tutor(a) terá o prazo de 7 dias a partir do dia posterior à data-limite para atribuir a nota. No entanto, é  importante que você fique atento(a) ao AVA após a entrega das atividades, pois o(a) tutor(a) pode fazer comentários ou solicitar melhorias antes deste prazo e isso influenciará a nota final.

    3) O(A) tutor(a) da especialização e o supervisor(a) presencial são a mesma pessoa?
    Não. O(A) tutor(a) o acompanha durante o desenvolvimento do curso pelo ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS UFPE, nas atividades referentes ao curso de especialização. O(A) supervisor(a) presencial acompanha as atividades que você desenvolve na unidade de saúde e no território e monitora o cumprimento da carga horária destinada ao Programa Mais Médicos: 32 horas de atividades na unidade de saúde e território e 8 horas de estudos na especialização.

    Comunicação

    1) Não recebo cópia das mensagens privadas enviadas por meio do AVA. O que devo fazer?
    Verifique as caixas spam, lixo eletrônico e quarentena do seu e-mail. É muito provável que nossos e-mails estejam armazenados lá. Também verifique se você informou o e-mail correto à UNA-SUS UFPE. O e-mail cadastrado aparece junto com o seu perfil no AVA. A UNA-SUS UFPE não se responsabiliza por mensagens não recebidas em sua conta de e-mail. Lembre-se que, independentemente do e-mail, as mensagens enviadas pelo AVA também ficam disponíveis para leitura no próprio AVA.

    2) Mudei meu e-mail, o que devo fazer?
    Comunique à equipe UNA-SUS UFPE imediatamente, por meio da Central de Atendimento. Somente a equipe UNA-SUS UFPE poderá atualizar essa informação no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

    3) Percebi que meu e-mail está cadastrado incorretamente no AVA. O que devo fazer?
    Comunique à equipe UNA-SUS UFPE imediatamente, por meio da Central de Atendimento. Somente a equipe UNA-SUS UFPE poderá atualizar essa informação no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

    Ambiente Virtual de Aprendizagem

    1) É possível acessar os materiais didáticos usando tablets e smartphones?
    Sim, mas se você não conseguir visualizar algum material, recomendamos que procure acessar de computadores ou notebooks.

    2) É possível fazer as atividades didáticas usando tablets ou smartphones?
    A UNA-SUS UFPE não recomenda. Devido aos casos de incompatibilidade entre sistemas operacionais e navegadores, sugerimos o uso de tablets (por exemplo, o Ipad) ou smartphones apenas para acesso aos materiais didáticos (livros, vídeos, sites) no AVA. A incompatibilidade ocorre, principalmente, por serem essas plataformas proprietárias, ou seja, não temos acesso livre para realizar configurações necessárias ao bom uso dos recursos do AVA nesses equipamentos. Para fazer as atividades didáticas, incluindo envio de arquivos, participação em fóruns e blogs, orientamos a utilização de computadores ou notebooks, preferencialmente com o navegador Mozilla Firefox.

    3) Às vezes, enquanto estou fazendo alguma atividade, principalmente usando os recursos fórum e questionário, perco as informações digitadas antes de enviar. Por que isso ocorre? O que faço para evitar o problema?
    Isso pode ocorrer em casos de falha na conectividade, queda da energia elétrica ou problemas com o computador ou outro dispositivo que você esteja usando para acessar o curso. Considerando que o AVA não salva atividades não enviadas, recomendamos que você faça a atividade em um editor de textos (por exemplo, o Word) e depois copie e cole no local apropriado do AVA.

    4) Esqueci minha senha para acesso ao AVA. O que devo fazer?
    Entre em contato o mais rápido possível com nossa equipe de supervisão acadêmica pela Central de Atendimento.

    5) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e web portfólio são a mesma coisa?
    Não. O AVA é o sistema pelo qual você fará o curso de especialização. Você o acessa pelo portal do SABER . O web portfólio é o sistema pelo qual você fará outras atividades relacionadas ao Programa Mais Médicos. Mantenha rotina de acesso regular aos dois sistemas. O acesso a um dos sistemas não substituiu o acesso ao outro. Reforçamos que, no caso da especialização, você deve sempre atentar para as informações disponibilizadas no AVA ou no portal do SABER. A UNA-SUS UFPE não tem acesso ao web portfólio, portanto, em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com o(a) supervisor(a) presencial ou Coordenação Nacional do Programa/Ministério da Saúde.

    Problemas tecnológicos

    1) Deixei para fazer uma atividade na data-limite e não consegui acessar o AVA ou meu computador quebrou. Terei nova chance?
    Não. O prazo para entrega das atividades não será alterado. A UNA-SUS UFPE não se responsabiliza por qualquer problema (de conectividade, falta de energia elétrica ou técnico) que o(a) aluno(a) venha a ter. Portanto, evite deixar para fazer as atividades no último dia, pois o risco de ter problemas e não conseguir resolvê-los a tempo aumenta consideravelmente.

    2) Fiz minhas atividades no AVA, achei que havia submetido, mas agora que a disciplina se encerrou percebi que as respostas não foram enviadas. E agora?
    Reforçamos que não nos responsabilizamos por eventuais problemas técnicos ou de conectividade que possam acontecer durante a realização de determinada atividade ou prova no AVA. Portanto, depois que enviar respostas das atividades, acesse o AVA novamente e confirme se a atividade aparece como submetida. É importante que isso seja feito durante o período regular ou de reposição das disciplinas, pois, se você detectar algum problema, terá tempo para reenviar suas respostas. Uma vez encerrado o período de realização de determinada disciplina, não será possível participar das atividades.

    3) Não estou conseguindo visualizar alguns materiais didáticos ou algumas atividades do curso. O que faço?
    Recomendamos alguns cuidados: i) certifique-se de que seu computador, tablet ou smartphone está conectado à internet; ii) se estiver usando tablet ou smartphone, tente acessar de um computador ou notebook; iii) tente mudar de navegador. Caso só tenha um navegador instalado, procure instalar outros. Veja orientações aqui; iv) se for um arquivo em PDF, certifique-se de que tem visualizador de PDF instalado no dispositivo que você está usando para acessar. Se não tiver, veja como instalar aqui; v) se for um vídeo, certifique-se de que você tem o player para reprodução de conteúdos multimídia. Veja mais informações aqui.

    4) Estou sem acesso frequente à internet. Tem algum problema?
    Sim, muitos. Você tem que acompanhar o curso. Recomendamos que converse com o(a) gestor(a) municipal e peça auxílio. Vários alunos estão usando computadores do Programa Telessaúde Brasil Redes ou das Secretarias Municipais de Saúde para fazer as atividades do curso quando não possuem conectividade/computador em casa ou na unidade de saúde.
    A não participação nas disciplinas pode significar a reprovação nas mesmas, caso tenham encerrado e, por consequência, desempenho insatisfatório no Mais Médicos. Com isso, há risco de desligamento do Programa. A UNA-SUS UFPE não se responsabiliza por eventuais problemas de conectividade ou tecnológicos que o(a) aluno(a) venha a ter.

    5) Às vezes, enquanto estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso, perco as informações digitadas. Por que isso ocorre? O que faço para evitar o problema?
    Isso pode ocorrer em casos de falha na conectividade, queda da energia elétrica ou problemas com o computador ou outro dispositivo que você esteja usando para acessar o sistema Elabore – Gestão e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Considerando que os conteúdos só são salvos depois que o procedimento “salvar” é 100% concluído, recomendamos que você escreva seu TCC em um editor de textos (por exemplo, o Word) e depois copie e cole no local apropriado do Elabore. Desta forma, se houver problemas técnicos ou de conectividade enquanto o conteúdo está sendo salvo, você não perderá as informações digitadas.

    6) Deixei para fazer meu trabalho de conclusão de curso na data-limite e não consegui acessar o sistema Elabore – Gestão e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos ou meu computador quebrou. Terei nova chance?
    Não. O prazo para entrega do trabalho de conclusão de curso não será alterado. Não nos responsabilizamos por qualquer problema (de conectividade, falta de energia elétrica ou técnico) que o(a) aluno(a) venha a ter e não temos expediente nos finais de semana e feriados para auxiliar na resolução de eventuais dificuldades de acesso ao Elabore. Portanto, evite deixar para fazer o trabalho de conclusão de curso nos últimos dias, pois o risco de ter problemas e não conseguir resolvê-los a tempo aumenta consideravelmente.

    Regras do curso

    1) Existe possibilidade de trancamento do curso no período de licença maternidade ou paternidade?
    Não. A UFPE não prevê trancamento em cursos lato sensu (Artigo 15, Resolução Nº 02/2006), independentemente do motivo. Caso o(a) estudante decida não participar das atividades acadêmicas de determinada disciplina, deverá ficar atento ao período de reposição. Encerrado o período de reposição, será atribuída nota zero à(s) atividade(s) não feita(s).

    2) Durante o período de férias na unidade básica de saúde, o(a) estudante poderá se afastar/trancar o curso?
    Não. A UFPE não prevê trancamento em cursos lato sensu (Artigo 15, Resolução Nº 02/2006), independentemente do motivo. Caso o(a) estudante decida não participar das atividades acadêmicas de determinada disciplina, deverá ficar atento ao período de reposição. Outra opção é fazer as atividades antes das férias, caso a disciplina inicie no período anterior às suas férias.

    3) O(A) aluno(a) não cumpriu as atividades acadêmicas de determinada disciplina (por motivos familiares, de saúde, viagem, etc.). É possível entregar a(s) atividade(s) fora do prazo?
    Se o período de reposição estiver em andamento, o(a) aluno(a) poderá fazer a(s) atividade(s) não desenvolvida(s) no período regular da disciplina. Nesse caso, a nota máxima será 7,0 (sete). Se o(a) aluno(a) não participar do período de reposição e/ou não atingir a média final igual ou maior que 7,0 (sete) na(s) disciplina(s), deverá participar da recuperação, que acontecerá após a 1ª e 2ª provas depois da divulgação das médias finais das disciplinas. Se após a recuperação o(a) aluno(a) permanecer com nota inferior a 7,0 (6,9 ou menos) em alguma disciplina, estará reprovado(a) e não haverá nova oportunidade para recuperação da nota. Fique atento(a), pois as atividades formativas valem 40% da média das disciplinas e as somativas 60% da média.

    4) Quando será o período de reposição de atividades das disciplinas que já encerraram?
    Em geral, nos primeiros 15 dias subsequentes à data de encerramento do período regular da disciplina.

    5) Como são tratados os casos de plágio em atividades do curso?
    Plágio é crime! Se for identificado plágio nas atividades desenvolvidas pelos alunos, seja entre alunos ou de trabalhos de outros autores: i) será atribuída nota zero; ii) a Coordenação comunicará às instâncias superiores da Universidade, que tomarão as medidas legais cabíveis.

    Obrigatoriedade da especialização

    1) Não tenho interesse de participar deste curso de especialização. Tenho a opção de não participar?
    Não. Atenção! A participação no curso de especialização é obrigatória, conforme prevê a lei Nº 12.871, de 22 de outubro de 2013.

    2) Já tenho título de especialista similar a este que está sendo ofertado pelo Programa Mais Médicos. Posso optar por não participar da especialização?
    Não. Atenção! A participação no curso de especialização é obrigatória, conforme prevê a lei Nº 12.871, de 22 de outubro de 2013.

    Programa Mais Médicos para o Brasil

    1) Os documentos do Programa Mais Médicos informam que o trabalhador-estudante deverá cumprir 8 horas semanais de atividades acadêmicas. Essa carga horária será desenvolvida de forma presencial? Como será contabilizado o cumprimento da carga horária?
    As 8 horas semanais de atividades acadêmicas serão desenvolvidas a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O cumprimento da carga horária será verificado pela participação nas atividades propostas no AVA. Teremos apenas dois momentos presenciais ao longo do curso, informados no calendário do curso, disponível na área Saiba mais sobre o curso.

    2) O que acontecerá se eu não participar das atividades acadêmicas propostas pela UNA-SUS UFPE, tiver desempenho insatisfatório ou reprovação em disciplinas ou trabalho de conclusão de curso?
    O Ministério da Saúde será notificado por meio de relatórios mensais e o pagamento da bolsa poderá ser suspenso. Sua permanência no Programa Mais Médicos também poderá ficar comprometida, ou seja, há risco de desligamento do Programa, procedimentos estes efetivados pelo Ministério da Saúde.

    3) Como entro em contato com o Ministério da Saúde?
    Registros formais de dúvidas sobre o Programa deverão ser apresentados por meio do Disque Saúde, pelo número 136, opção “8”, opção “0”. As dúvidas sobre o curso de especialização poderão ser esclarecidas pelo AVA ou pela Central de Atendimento.